Descubra o que é preciso para se tornar um bom líder perante a sua equipe
20/09/2016
Em qualquer empresa, os gestores podem encontrar certa dificuldade para formar uma equipe comprometida com o seu negócio. Mas você já parou para pensar que talvez o problema não esteja nos profissionais e, sim, na sua atuação à frente daquela equipe?
É papel do gestor organizar a rotina, distribuir funções, motivar o grupo e atua de forma determinante para transformar o ambiente de trabalho em um lugar saudável e agradável para todos que ali estão. E é justamente essa questão que diferencia um bom: ele está preocupado com o clima organizacional e, além de suas tarefas rotineiras, faz de tudo para formar e fortalecer vínculos com sua equipe.
Sempre importante ter visão. Tanto o dono da empresa como os gestores dos diversos departamentos devem desenvolver um espírito empreendedor, o que é uma característica imprescindível do gestor que está à frente de uma equipe. Isso porque a preocupação do verdadeiro líder vai além da rotina e das dificuldades do setor que coordena. Ele também está atento à direção para onde caminha a empresa e à realidade e aos desafios do mercado, usando isso a seu favor para entregar o melhor serviço ao cliente, inovar e superar a concorrência. Por isso, não foque só no próprio setor que coordena ou na atividade que realiza. Isso o impede de realizar ações com foco na evolução concreta do negócio.
Por mais que esteja à frente de uma equipe, o líder não deve esquecer que também faz parte dela. Ele não está além, nem acima: está ali simplesmente, apenas com responsabilidades a mais. Por isso, não se coloque em uma posição superior, não intimide a equipe e não esteja sempre indisponível ou distante.
Em vez disso, jogue junto, integre o time, seja parceiro, faça com que todos trabalhem como em uma engrenagem e, se for preciso, coloque a mão na massa. Equipe motivada é equipe focada no trabalho e parceira do chefe, mas lembre-se que além da unidade com que deve trabalhar sua empresa, cada pessoa é única e tem habilidades peculiares que a fazem se destacar dos demais. O bom líder não apenas sabe identificar isso como ajuda o colaborador a desenvolvê-las, enquadrando-o nas funções mais adequadas para o seu perfil.
Os problemas, dificuldades e contratempos sempre vão fazer parte da rotina profissional em qualquer ambiente. O importante é encarar este conflito com sabedoria e promover a união da equipe, pedindo ajuda quando necessário, negociar de forma eficaz e superar o obstáculo de maneira natural e tranquila, sem perder a razão ou ser levado pelo estresse.
Seus profissionais sempre terão algo a dizer: dar uma sugestão que ajuda a melhorar a rotina, reclamar de algo que incomoda, elogiar uma atitude que deu certo. E é importante que o líder incentive e esteja aberto a isso, inspirando confiança e os deixando à vontade para expor seus pontos de vista.
É preciso saber que o líder, acima de tudo, é humano e igual a qualquer outro. Passe essa imagem à sua equipe. As pessoas não gostam de ser tratadas de forma mecânica ou como se fossem apenas mais um profissional. Um bom líder deve inspirar o engajamento da equipe, criar confiança e desenvolver um time realmente comprometido com o mesmo objetivo.