Descubra como o Marketing pode ajudar o seu negócio
26/04/2017
Apesar de alguns profissionais, pensando na evolução de seu negócio, não atribuírem a devida importância às estratégias de marketing, essa área fornece grandes contribuições no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, parceiros e também colaboradores.
A seguir, citamos alguns conceitos que são importantes no momento de se adotar uma estratégia de marketing visando uma projeção de seu negócio no mercado em que atua.
Público-alvo
O conceito de público-alvo está ligado ao mercado no qual sua estrutura, serviços, estratégias de negócios e investimentos em comunicação estarão direcionados. Por exemplo, um salão de beleza em um bairro nobre que oferece serviços sofisticados tem como público-alvo pessoas de classe A e B.
Definir um público-alvo para seus serviços é importante para que o seu foco esteja bem direcionado. Trabalhar em busca de clientes que possuem vários perfis pode fazer com que você tenha clientes que não sejam rentáveis e não se identifiquem com o seu negócio. Assim, os seus investimentos em comunicação não serão plenamente eficientes.
Mix de marketing
É uma estratégia de marketing mais conhecida pelos 4 Ps. São eles:
Produto: É o produto que será oferecido no mercado aos clientes.
Preço: É o preço do seu produto;
Praça: Será o seu local de atuação, bem como a disponibilização do seu produto para os clientes;
Promoção: É a comunicação e a divulgação dos seus serviços. Ela tem o propósito de informar e persuadir os seus clientes e prospects sobre o seu produto.
Utilizar a estratégia do mix de marketing pode ajudar com um maior direcionamento para o seu negócio.
Prospects
Em resumo, podemos dizer que os prospects são os potenciais clientes para o seu escritório. Ou seja, ele ainda não é um cliente, mas é um interessado — e sua equipe estabelecerá estratégias que façam esse prospect se converter em cliente. Por exemplo, qualquer pessoa que entre em uma loja de eletrônicos é um prospect e o atendimento gira em torno de fazer com que a compra seja efetuada. Mas ele só se converte em cliente no momento em que a compra é, de fato, fechada.
A técnica de prospectar deve ser dominada por vendedores para atrair clientes para o negócio, mas pode (e deve) ser incluída na estratégia de marketing para qualquer investidor, pois mesmo que o seu ramo não seja o de vendas, é de extrema importância que você ‘venda’ a sua marca, o seu conceito, o seu trabalho.
Segmentação de mercado
A segmentação separa o mercado em grupos variados, com características diferentes. Essa estratégia de marketing ajuda a criar ações de publicidade e comunicação diferentes para cada grupo.
Um escritório de perícia contábil pode ter tanto clientes pequenos quanto grandes empresas em sua carteira, mas a estratégia utilizada para cada um deles deve ser diferente. Mas, é preciso sempre permanecer com o padrão de excelência no serviço prestado. No caso, uma perícia trabalhista, por exemplo, deve ser muito bem realizada pelo perito contábil, de forma clara, abrangente e objetiva, independe da parte que este perito está representando em sua elaboração de cálculos trabalhistas.
Diferenciação
A diferenciação é um conceito muito importante para qualquer empresa. Ela pode ser definida como um conjunto de vantagens competitivas que diferencia os seus serviços de contabilidade dos concorrentes.
Fonte: Adaptado do Jornal Contábil.