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Descubra como o Marketing pode ajudar o seu negócio

 

26/04/2017

 

Apesar de alguns profissionais, pensando na evolução de seu negócio, não atribuírem a devida importância às estratégias de marketing, essa área fornece grandes contribuições no que diz respeito ao relacionamento com os clientes, parceiros e também colaboradores.

A seguir, citamos alguns conceitos que são importantes no momento de se adotar uma estratégia de marketing visando uma projeção de seu negócio no mercado em que atua.

Público-alvo

O conceito de público-alvo está ligado ao mercado no qual sua estrutura, serviços, estratégias de negócios e investimentos em comunicação estarão direcionados. Por exemplo, um salão de beleza em um bairro nobre que oferece serviços sofisticados tem como público-alvo pessoas de classe A e B.

Definir um público-alvo para seus serviços é importante para que o seu foco esteja bem direcionado. Trabalhar em busca de clientes que possuem vários perfis pode fazer com que você tenha clientes que não sejam rentáveis e não se identifiquem com o seu negócio. Assim, os seus investimentos em comunicação não serão plenamente eficientes.

Mix de marketing

É uma estratégia de marketing mais conhecida pelos 4 Ps. São eles:

Produto: É o produto que será oferecido no mercado aos clientes.

Preço: É o preço do seu produto;

Praça: Será o seu local de atuação, bem como a disponibilização do seu produto para os clientes;

Promoção: É a comunicação e a divulgação dos seus serviços. Ela tem o propósito de informar e persuadir os seus clientes e prospects sobre o seu produto.

Utilizar a estratégia do mix de marketing pode ajudar com um maior direcionamento para o seu negócio.

Prospects

Em resumo, podemos dizer que os prospects são os potenciais clientes para o seu escritório. Ou seja, ele ainda não é um cliente, mas é um interessado — e sua equipe estabelecerá estratégias que façam esse prospect se converter em cliente. Por exemplo, qualquer pessoa que entre em uma loja de eletrônicos é um prospect e o atendimento gira em torno de fazer com que a compra seja efetuada. Mas ele só se converte em cliente no momento em que a compra é, de fato, fechada.

A técnica de prospectar deve ser dominada por vendedores para atrair clientes para o negócio, mas pode (e deve) ser incluída na estratégia de marketing para qualquer investidor, pois mesmo que o seu ramo não seja o de vendas, é de extrema importância que você ‘venda’ a sua marca, o seu conceito, o seu trabalho.

Segmentação de mercado

A segmentação separa o mercado em grupos variados, com características diferentes. Essa estratégia de marketing  ajuda a criar ações de publicidade e comunicação diferentes para cada grupo.

Um escritório de perícia contábil pode ter tanto clientes pequenos quanto grandes empresas em sua carteira, mas a estratégia utilizada para cada um deles deve ser diferente. Mas, é preciso sempre permanecer com o padrão de excelência no serviço prestado. No caso, uma perícia trabalhista, por exemplo, deve ser muito bem realizada pelo perito contábil, de forma clara, abrangente e objetiva, independe da parte que este perito está representando em sua elaboração de cálculos trabalhistas.

Diferenciação

A diferenciação é um conceito muito importante para qualquer empresa. Ela pode ser definida como um conjunto de vantagens competitivas que diferencia os seus serviços de contabilidade dos concorrentes.

Fonte: Adaptado do Jornal Contábil.