A importância do pós venda para o sucesso do seu negócio
13/09/2016
O pós-vendas é tão ou até mais importante quanto a venda, já que é o dia a dia que vai provar para seu cliente que ele fez a escolha certa. Ao oferecer a melhor experiência com o seu serviço, sendo proativo em solucionar problemas de seu cliente e se antecipando às possíveis dificuldades que este irá encontrar, é possível estabelecer um relacionamento duradouro. A tendência do sucesso do cliente, que trata exatamente dessa postura, também é uma excelente ferramenta de marketing, pois além de fidelizar seu cliente, faz com que ele ainda possa se tornar um ótimo divulgador do seu trabalho.
Conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual, e um cliente uma vez estabelecido representa um valor muito maior do que de diversos clientes em potencial. As chances de um concorrente vender para seu cliente antigo são altíssimas, portanto, um aumento na retenção de seus clientes pode elevar a uma elevação em seus lucros.
Deve-se ficar atento ao passo a passo do pós-vendas para garantir que seu cliente usufrua de todos os benefícios que sua empresa pode oferecer. Para isso, é importante ter disponibilidade e produtividade.
Agir de maneira proativa, usando sua experiência para antever cenários e oferecer soluções preventivas ao cliente, além de criar uma rotina estruturada de atendimento ao cliente, com ferramentas adequadas de comunicação e controle, para agilizar o tempo de resposta, ampliar a abrangência do atendimento e ainda ganhar mobilidade.
Portanto, buscar aprimorar seu trabalho e o atendimento aos seus clientes, é uma importante ferramenta de retenção de clientes, que como vimos neste artigo, é de extrema importância para o sucesso de seu negócio e para aumentar as chances de crescimento deste.